ALB/MS


A ALB/MS foi plantada em outubro de 2010 em Caçu, Goias, quando tomaram posse Maria Helena Sarti, Reginaldo Sans e Vanda Ferreira, convidados pelo então Presidente da ALB/GO José Faria. (Ver galeria de fotos).

A escritora Maria Helena Sarti recebeu o título de Presidente pró-tempore da ALB/MS já com a cadeira nº.01, com a incumbência de em dois anos dar ao público sul-mato-grossense de fato e de direito mais uma entidade encarregada de elevar o nome do Estado ao Brasil e aos confins da Terra.

Com a ajuda de companheiros engajados no exercício de trabalhar em prol da literatura, das artes e ativistas de diversos segmentos culturais conseguiu com muito esforço cívico cumprir com as ordens superiores e em 25 de agosto de 2012 apresentou à sociedade campo grandense e sul-mato-grossense a posse de quase 30 escritores, poetas, ativistas, culturais, médicos, psiquiatras, pedagogos e psico pedagogos, radialistas, jornalistas, artistas plásticos, enfim uma plêiade de nomes que ficarão para sempre gravados na história.

Essa posse está plenamente consolidada para o mundo e para o sobrenatural, posto que a Presidente Maria Helena Sarti, e seus ajudadores,conseguiram realizar esse momento importante para os anais da história, unindo Governo Municipal, Governo Estadual, Associações, Sindicatos e Empresas privadas, os quais,engajados ao projeto ajudaram financeiramente a Academia de Letras do Brasil, uma vez que essa entidade traz em seu Estatuto a não cobrança de anuidade.

Entende-se que o escritor, poeta, artista e ativista cultural deva ingressar na ALB com o espírito de trabalhar voluntariamente por uma causa. Causa que levaremos em frente apesar das circunstâncias serem contrárias.

Queremos dar as boas vindas a mais uma Entidade Cultural em Mato Grosso do Sul e agradecer do fundo do coração a cada um que entender que fez a sua parte ajudando a ALB/MS nascer e nascer forte.