EVENTOS


Noite de Autógrafos

O primeiro evento oficial da ALB/MS em nossa capital, aconteceu dia 28/06/2011, com a noite de autógrafos da escritora, poeta e vice-presidente da Academia Vanda Ferreira lançando sua mais recente obra "Passagens - História de Vida".
Em um espaço de vanguarda feito para receber a intelectualidade sul-mato-grossense, o "Spaço Cittá" sito a Rua Barão de Rio Branco, 2160, o qual, nos ofereceu o que há de melhor na arte de receber.
Eu, como representente da Academia de Letras do Brasil - Seccional Mato Grosso do Sul, no papel de Presidente fiquei muito feliz pela presença em massa das autoridades literárias que lá compareceram nas seguintes figuras:
  • Presidente da Associação Internacional dos Poetas Del Mundo, escritora, poeta, Embaixadora pela Paz, Senhora Delasnieve Daspet (prefaciante da obra de Vanda);
  • Presidente da Academia Sul-mato-grossense de Letras, escritor, Senhor Reginaldo Alvers de Araújo e sua esposa ;
  • Presidente da Academia Evangélica de Letras do Mato Grosso do Sul, escritor, Senhor Venâncio Josiel dos Santos e esposa;
  • Diretor do Fundo de Insentivo à Cultura - FIC, representando o Presidente da Fundação de Cultura de Mato Grosso do Sul Américo Calheiros, Senhor Edilsom Aspet;
  • Presidente do Forum de Cultura de Mato Grosso do Sul, poeta e ativista cultural Senhor Robson Simões;
  • Presidente da FALA/MS - Federação das Academias de Letras e Artes do Mato Grosso do Sul, a escritora, poeta e Consul de Campo Grande pelos Poetas Del Mundo, Senhora Aida Domingos.
Demais autoridades, poetas, escritores, musicos, atores, artistas plásticos, parentes e amigos de Vanda Ferreira fizeram da noite um marco literário.
O livro "Passagem - História de Vida" apresenta o primeiro de uma série em que a autora pretende escrever nesse método aticulador só dela. Realmente Vanda acabou de lançar uma nova forma de fazer Biografias. Contar em prosa literária a vida de pessoas simples, mas que de seu punho e intelectualidade transforma-se em grandes histórias e imensos momentos de leitura prazeroza.
Maria Helena Sarti - Presidente (pró-Tempore) da ALB/MS.

Acesse o link
http://academiadeletradobrasil-ms.blogspot.com/2011/06/noite-de-autografos.html


Agenda: 17/12/2010
Encontro com os escritores sul-mato-grossenses, convidados para compor a ALB/MS.


http://www.academialetrasbrasil.org.br/

A solenidade de Diplomação, Posse e Instalações da ALB/Goiás e Presidência Pró-tempori da ALB/MS - se fez no último dia 29 de outubro na cidade de Caçu/Goiás. Solenidade esta em que também diplomou um Membro da ALB/PA e dois Membros da ALB/Internacional 'Suécia' e 'França'. Além de diversos Presidentes de Seccionais Municipais da ALB
Presentes à solenidade de instalação da ALB/GO, autoridades executivas, culturais, educacionais, científicas e convidados dos novéis acadêmicos. Dentre as quais, o excelentíssimo Presidente da ALB, professor doutor Mário Carabajal; escritor Imortal, Presidente da ALB/GO, Dr. Faria Nunes; Presidente Fundador da Associação Internacional Poetas del Mundo, Escritor Dr. Luiz Arias Manzo; Presidente Executiva Mundial 'Poetas del Mundo' Escritora Dra. Delasnieve Miranda Daspet de Souza; Vice-Presidente da ALB/GO, Dr. Valdir Alves da Costa; Presidente da ALB/GO, Dr. Faria Nunes; Comendador/Suécia, Dr. Guilem Rodrigues da Silva; Escritor Francês, Dr. Athanase Vantchev de Thracy; Presidenta do Clube Brasileiro da Língua Portuguesa e Presidenta Pró-tempori da ALB/MG, Dr. Sílvia Motta; Membro da ALB/GO, Ms. Ana Luíza de Lima; representante UEG, Prof. Dr. Ravel Giordano de Lima Faria Paz; Prof. Ms. Agostinho Moreira; Escritor Imortal Dauro Guimarães; Escritor, biólogo e ambientalista, Elvis Souza Nascimento; Escritor e educador, Jonam de Castro Reis; Escritora e educadora, Janete Martins Medeiros; Escritora e educadora Joana D'Arque; Prof. Ms. Janete Martins; Cordelista da Bahia, Zala Poeta; , Escritora Imortal Nena Sarti, diplomada e empossada Presidenta Pró-tempori da ALB/MS; escritor/MS Reginaldo Sans; escritora Imortal Vânda Ferreira; escritora e educadora Joelma Gonçalves Rocha; Escritor Paraense, Ms. Jorge Washington; Prefeito de Caçu/GO, André Guimarães - um prefeito que investe na cultura. Presente nas comemorações de 93 anos de Caçu, o cantor global Kiko Zambianchi. Também, os Deputados Estaduais por Goiás, Paulo Cezar e Daniel Vilela, além do Deputado Federal Leandro Vilela. No dia que antecedeu a solenidade de posse, Mário Carabajal (ALB), Sílvia Mota (CBLP), Arias Manzo e Delasnieve (APM), Athanase V. Thracy (França) e Guilem R. Silva (Suécia), receberam a Chave da Cidade de Caçu, das mãos do Prefeito André Guimarães. Mário Carabajal, ainda, foi homenageado com placa de prata, pela presidência da Alesg, em reconhecimento de suas ações em prol do engrandecimento da cultura brasileira e em especial de Goiás. ( a secretaria geral da ALB, solicita à Presidência local, fotos documentais da solenidade de instalações da ALB/GO - breve aqui, o extrato histórico da solenidade, com os nomes dos novos Doutores Honoris Causa, nomes dos presidentes das seccionais Municipais da ALB/GO e demais atos oficiais ocorridos na instalação da mais nova seccional Estadual da ALB).